quinta-feira, 2 de agosto de 2012

LIVRO e TECNOLOGIA

Olá pessoal,

Há algum tempo que venho pensando sobre a evolução do método da leitura, que está passando dos livros impressos para os livros digitais. Assim como em outras áreas, a tecnologia evoluiu no meio literário e os e-Readers, como são chamados os leitores de livros digitais, estão mudando os nossos hábitos. Eles chegaram timidamente a cerca de dois anos, mas o mercado vem crescendo e os valores abaixando. Os e-Books que no início tinham pouquíssimos títulos em português,  expandiram o acervo nos últimos tempos e podem ser lidos em celulares e computadores.

O livro digital tem algumas vantagens sobre o livro tradicional, financeiramente o custo é mais baixo, o leitor consegue adquirir o mesmo título por um valor bem acessível, pois não existem gastos com material, custo de armazenamento e despesas com envio. Do ponto de vista ambiental eles ganham fácil, evitando a degradação do meio ambiente porque não precisam da utilização de papel e distribuição. E no caso de livros que necessitarem de alguma atualização ou correção, isso pode ser feito rapidamente sem custo algum. Ainda para estimular crianças, alguns livros vêm com recursos áudio-visual.

Entre as desvantagens, temos que considerar o prejuízo pela exposição visual excessiva, que mesmo com a adaptação da luminosidade pode causar um desconforto visual. Além de várias sensações, que o livro físico proporciona e que o digital não consegue compensar. Como tirar o livro da embalagem e sentir o cheiro dele (adoro cheiro de livro novo), o toque ao folhear as páginas, a vantagem de colocar um marcador e deixá-lo de lado por quanto tempo quiser, sem precisar recarregar ou ligar.

E o prazer de entrar em uma bela livraria ou em uma biblioteca, o que acontecerá se os livros forem extintos? Talvez, como nos filmes, teremos bibliotecas digitais, onde seremos recebidos por uma imagem holográfica que fará a pesquisa por nós e carregará o nosso aparelho com o conteúdo. Ficam ainda as questões sobre como os autores irão se adaptar a essa tecnologia, ou até mesmo as dedicatórias e autógrafos serão digitais?

Somente o tempo vai dizer se o livro digital veio para substituir o livro impresso, isso vai depender da aceitação e comportamento dos consumidores diante de todas essas mudanças. Eu estou torcendo para que o livro convencional e digital, consigam conviver amistosamente, pois não teria coisa mais sem graça do que dar um e-Book de presente a um amigo, enviando um email com um anexo!

E você já se rendeu a nova tecnologia ou prefere o bom e velho livro impresso?


Abraços e até a próxima

Fabiana Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário